Matheus Rezende's profile

Girona - Míchel (Análise Tática)

COMO JOGA A EQUIPE DO GIRONA DE MÍCHEL - 03/10/23
A principal ideia da equipe do Girona é a movimentação de seus jogadores. Muito comum ao assistir os jogos, são as triangulações pelos lados, para atrair a marcação e inverter o jogo. Além do perde pressiona muito marcante, falarei a frente.
​​​​​​​
Então sabemos que a inversão é o foco principal da equipe. Por qual motivo? Vamos lá. Savinho é o jogador com mais dribles nas 5 principais ligas europeia. O Girona usa e abusa do brasileiro, formando uma isca para deixá-lo no 1v1.
Uma ilustração para ressaltar bem como o Girona atrai a marcação e inverte o jogo. Muitas situações são criadas através do Savinho, por isso ele é o foco principal aqui na thread.
Outro fator que me chamou atenção em Savinho é a capacidade de gerar jogo tanto dentro/fora com sua agilidade. Separei alguns lances que resultaram em gols a partir de seus movimentos.
Não posso deixar de mencionar as chegadas na área de Y. Herrera que já soma 3 gols e 1 ass. em 8 rodadas. Este foi um frame isolado, mas acima na própria thread, aparece o Venezuelano marcando 2 gols. Além de um pênalti sofrido vs Mallorca.
Voltamos a destacar a movimentação dos jogadores. Para fixar: a ideia sempre de manter a posse e triangular a procura da inversão. Gostaria de ver mais velocidades em gestos nessas transições com posse, mas a pausa para atacar da equipe, ainda encanta.
Os meias da equipe trabalham no coletivo, repare nas trocas de posições atraindo cada jogador do Sevilla e claro, a busca pela inversão, mesmo que de forma pausada ou alongada.
PERDE PRESSIONA 

Além de gostar da posse estando com ela, a equipe também trabalha muito para recuperá-la. Recuperou > acelera para definir.
Ainda no perde pressiona. Diante do Real M. a pressão foi eficiente até os 15 minutos iniciais, onde teve duas chances claras a seu favor, mas não soube definir. Pro azar do Girona, enfrentou a equipe que mais sabe sofrer no mundo.
Complementando. Além de saber sofrer, o Real também triangula bastante, ou seja, Girona provou do próprio veneno. Somado a qualidade de Bellingham neste lance… Real fatal em minutos, após marcar um segundo gol de cabeça. Que por sinal, bola aérea defensiva é um sinal negativo. Sofreu 2 gols do Granada, 2 do Mallorca, 1 do Real Madrid, 1 do Sevilla. Todos em jogadas aéreas.
Girona - Míchel (Análise Tática)
Published:

Girona - Míchel (Análise Tática)

Análise tática sobre a equipe do Girona, comandada por Míchel

Published: